Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como potencializar um tablet como uma máquina de escrever? - O relato de um jornalista


Não estamos falando em transformar o mais novo queridinho eletrônico no ícone do passado, mas quais são as formas de facilitar o uso dessa ferramenta para além da leitura e interação touch? Vamos além: como inserir o tablet no dia-a-dia produtivo de um profissional da informação?  À primeira vista, o equipamento leve e dinâmico, revela-se limitado quando se trata da escrita. A limitação da tela gera desconforto, já que estamos acostumados ao espaço e a própria estrutura ergonômica do teclado. Vamos conhecer o caso de alguém que conseguiu, com a ajuda de outros equipamentos, utilizar o tablet como principal ferramenta de trabalho.

Em relato no blog em que escreve, Harry McCracken, repórter da Time e blogueiro do Technologizer, conta como o iPad 2 se tornou seu “computador favorito”. Segundo ele, a transição não foi intencional, quando ele se deu conta, já utilizava o aparelho da Apple como seu item primário de computação.Tudo começou quando o blogueiro estava em uma cobertura de um evento de tecnologia na Alemanha.

Com o Macbook Air e o iPad na mala, McCracken preferiu a segunda opção, por conta da bateria, que suporta até 10h sem recarga.  A partir daí, ele começou a adotar o tablet ao invés do notebook. No relato, ele destaca outro ponto que considera favorável ao Ipad. O aparelho diminui as distrações, ao passo que somente a tarefa em andamento fica visível.

iPad 2 e ZaggFolio. Foto:   Arquivo Pessoal/Harry McCracken   

“With the iPad, all that goes away. You can devote nearly every second of your time to the task at hand, rather than babysitting a balky computer. I don’t feel like I’m ‘using an iPad to write’. I’m just writing. It’s a far more tranquil, focused experience than using a PC or Mac” (Com o iPad, tudo isso [distração] vai embora. Você pode dedicar quase cada segundo do seu tempo para a tarefa em mãos, ao invés de 'tomar conta' de um computador teimoso. Eu não sinto que estou ‘usando um iPad para escrever’. Eu só estou escrevendo. É uma experiência muito mais tranquila, focada do que usar um PC ou Mac) 

Apesar de tudo, ele não se diz completamente adaptado ao tablet. Ele destaca alguns dos desafios à sua produtividade: o que ele fazia com o Photoshop no Mac, por exemplo, exige passos realizados em vários aplicativos diferentes. A precisão do ponteiro do mouse ou a variedade de fontes também não são a mesma coisa para ele quando o assunto é edição de imagem. Já como solução do problema do desconforto para escrever, o jornalista usa um estojo da marca Zagg para iPad com teclado Logitech integrado.

Even with the added bulk of a Zagg keyboard, the iPad is the smoothest, least cumbersome mobile computing device I’ve ever used, and I rarely leave the house without it. (Mesmo com o volume adicional de um teclado Zagg, o Ipad é o mais suave e menos complexo dispositivo de computação móvel que já usei, e eu raramente saio de casa sem ele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário