Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Jornalismo-cidadão chega ao mobile

Grandes grupos midiáticos começam a ficar atentos a possibilidade de jornalismo participativo através de dispositivos móveis. Os ingleses  Chorley Guardian e Leyland Guardian, a TV americana CNN, a paulista EPTV e o baiano A Tarde são exemplos de algumas empresas que oferecem o canal com o usuário. No caso inglês, os jornais do grupo Johnston Publishing, lançaram um aplicativo para iPhone para receber conteúdo, seja texto ou imagem, diretamente para a redação.

A EPTV, filiada da Rede Globo que cobre parte do interior do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais,lançou o aplicativo para iPhone ou do iPad EPNotícia. Na seção VC é a Notícia, o usuário pode utilizar a própria câmera do iPhone ou do iPad 2 para fazer registros e enviá-los para a equipe de jornalismo.

"O serviço VC é a Notícia já existe no website da EPTV, mas quando ele é integrado a um smartphone ou tablet, por meio de um aplicativo, o público ganha um instrumento de uso fácil e manuseio ágil para colaborar com informações relevantes, de interesse público, participando diretamente do processo informativo. Isso aproxima ainda mais o cidadão do veículo de comunicação, e os resultados podem ser positivos na sociedade", explica Christian Marra, diretor da Nethics, empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, ao site Jornalistas da Web.

Batizada de iReport, o canal interativo do aplicativo da CNN para iPhone permite que os usuários façam upload de fotos, vídeos e notícias para a rede de TV. O acesso ao conteúdo do CNN.com e a contribuição, no entanto, tem um custo: US$ 1,99, na App Store.



Na Bahia, o Mobi A Tarde, canal para dispositivos móveis do grupo A Tarde, disponível apenas para assinantes, oferece a seção Cidadão Repórter, já presente no A Tarde Online. Nada de fotos e vídeos, a seção só permite envio de texto para colaboração de pautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário