Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Banca virtual da Abril libera downloads gratuitos

Divulgação
A Editora Abril lançou recentemente o iba, – assim mesmo, em minúscula- uma espécie de banca virtual exclusiva.  “Compre, baixe e leia”, resume o slogan da marca. Para entrar no mercado, a editora abriu mão logo do primeiro verbo e deu o pontapé inicial com uma das coisas que os usuários da rede digital mais gostam: gratuidade. O leitor que quiser experimentar o novo sistema pode baixar até cinco revistas, 10 livros e um jornal dentre as opções que estarão disponíveis no momento de inscrição sem pagar nada. Tudo durante o período de pouco mais de um mês, até 16 de abril. 

Além de estar cadastrado no site, o usuário deve baixar o aplicativo do iba no seu computador, tablet Android ou Ipad. Dentre as opções de escolha de revistas e jornais, a editora não fez uma seleção mesquinha e colocou à disposição produtos de grande circulação como a Veja e O Estado de S. Paulo. As opções de livros, no entanto, são escassas. O leitor pode escolher entre 10 publicações para baixar, todos clássicos da literatura sem valor competitivo no mercado, facilmente encontrados em edições de bolso por baixo preço. Aposta pequena para quem pretende vender cerca de 6 mil títulos de livros, com170 parceiras entre outras editoras. 

Reprodução


No site Reclame Aqui, um usuário reclama da disponibilidade do serviço promocional. “Fiz todos os passos indicados pelo site e não consegui baixar nada. Quando tentei entrar novamente eles informam que já participo da promoção. Mandei email descrevendo o ocorrido e eles responderam que seguisse o que o site indicava. Ora, isso eu já tinha feito. Simplesmente eles não disponibilizam o que prometem”, critica. Em resposta à manifestação, o Serviço de Atendimento ao Cliente da editora respondeu  que já entrou em contato telefônico com a autora da reclamação. 

Ainda assim, o iba, que funcionava há um ano apenas em caráter experimental, já é a maior loja do ramo no Brasil. No site da banca virtual, o usuário encontra vídeos didáticos de como usar o aplicativo.  Segundo a editora, o sistema seria uma alternativa para burlar a taxa cobrada pela Apple no mercado. O nome iba, aliás, faz uma referência sutil ao logo da Abril, a árvore, traduzido em tupi-guarani.

*O Papel Digital fez um cadastro de teste e, após ter baixado o aplicativo, não foi possível concluir o processo de instalação no meu computador. Se tiver interesse de fazer download, comente se conseguiu ou não.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário